quarta-feira, 7 de abril de 2010

LIPOASPIRAÇÃO



Lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica em que com o instrumental adequado são aspirados os excessos de gordura com o objetivo de melhorar o contorno corporal. A lipoescultura é uma técnica que molda o contorno de determinada área do corpo ou face utilizando de técnicas de aspiração e injeção de gordura.


A técnica de lipoaspiração foi apresentada ao Brasil em 1980, pelo cirurgião francês Yves Gerard Illouz, durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em Fortaleza. Muitos dos princípios preconizados por Illouz ainda são usados na atualidade.

A indicação correta da técnica é fundamental para o sucesso do tratamento. A lipoaspiração não pode ser vista como um método de emagrecimento. O objetivo é a remoção de gordura localizada.

A avaliação pré-operatória inclui anamnese detalhada, análise sistêmica do paciente e solicitação dos exames. Quanto à avaliação dos locais a serem aspirados, são observadas as características da pele (elasticidade, presença de estrias, celulites, atrofias, retrações) e a presença de irregularidades. A pele local deverá apresentar condições de retração (contração) para acomodar o novo volume tecidual.

INSTRUMENTAL CIRÚRGICO


São usadas cânulas finas, de diâmetro que variam de 2.0 a 4.0mm geralmente. A aspiração pode ser realizada através de seringas ou com aparelhos de lipoaspiração conectados as cânulas.


 


ANESTESIA


A anestesia vai depender da área a ser tratada, podendo ser realizado bloqueio medular (raquianestesia ou peridural), anestesia geral, ou anestesia local com sedação.

ONDE FICAM AS CICATRIZES E QUAL O TAMANHO?

As cicatrizes são realizadas para a introdução das cânulas, elas são de aproximadamente 0,5 a 1,0 cm de extensão, e sempre que possível são colocadas em área pouco visível.

TÉCNICAS DE ASPIRAÇÃO (INFILTRATIVA X NÃO INFILTRATIVA)

A técnica de aspiração pode ser infiltrativa ou não infiltrativa.

A técnica infiltrativa utiliza o princípio de infiltrar (injetar) solução composta por vasoconstrictor, soro fisiológico e algumas vezes anestésico, na gordura que será lipoaspirada. Esta técnica faz com que as células de gordura sejam mais facilmente removidas e reduz o sangramento. Está é a técnica mais empregada pela maioria dos cirurgiões plásticos.

A técnica não infiltrativa, como o nome já explica, não é realizada a injeção de solução, sendo a lipoaspiração seca. Nesta técnica há maior perda sanguínea.

QUANTO DE GORDURA PODE SER RETIRADA COM SEGURANÇA

Seguindo critérios do (CFM) Conselho Federal de Medicina (Art. 9º da resolução Nº 1.711), os volumes aspirados não devem ultrapassar 7% do peso corporal quando se usar a técnica infiltrativa; ou 5% quando se usar a técnica não-infiltrativa. Da mesma forma, não deve ultrapassar 40% da área corporal, seja qual for à técnica usada. Ou seja, paciente de 80 Kg pode ter no máximo 5,6 L aspirados pela técnica infiltrativa e 4,0 litros pela técnica não-infiltrativa.

PÓS OPERATÓRIOS

• Cinta Cirúrgica – O paciente deixa o hospital com a cinta cirúrgica e deve usá-la por 24horas por dia (dia e noite) durante 30 dias. A cinta só pode ser retirada com a indicação médica.



• Banho – Geralmente é evitado o banho nos primeiros dias de pós operatório.



• Dor – Se ocorrer alguma dor após a lipoaspiração esta é leve a moderada, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia. A medicação prescrita alivia a dor.



• Edema (inchaço) – Após a lipoaspiração é comum haver edema. O edema regride cerca de 80% até o final do primeiro mês, mais 10% até o final do segundo mês e o restante até o final do sexto mês



• Equimoses (roxo) – assim como o edema, as equimoses são comuns e esperadas. Podem durar de 2 a 3 semanas em média e podem acontecer em áreas não tratadas. Neste período é importante não se expor ao sol para evitar a pigmentação definitiva (manchas definitivas)



• Drenagem Linfática – quando realizada por profissional especializado, pode ajudar a diminuir mais rápido o edema. Deve ser liberada pelo seu médico, e ocorre entre o 10® e 20® dia de pós operatório.



• Retirada de pontos – geralmente ocorre entre 7 e 10 dias de pós operatório



• Retorno ao trabalho – vai depender da atividade realizada e da extensão da lipoaspiração. Em média o retorno ocorre com 15 dias de pós-operatório.



• Retorno a atividades físicas – vai depender da recuperação que é individual de cada paciente, em média ocorre a liberação para atividades físicas com 2 meses de pós-operatório.



• Alteração de Sensibilidade – pode haver diminuição da sensibilidade da área tratada e esta volta gradativamente com o tempo.

ASSOCIAÇÃO COM OUTRAS CIRURGIAS

É comum a associação de lipoaspiração com outras cirurgias como abdominoplastias, mamoplastia de aumento (silicone)

6 comentários:

  1. Parabéns Doutora Carina, excelente post!

    ResponderExcluir
  2. Dra. Carina

    Parabens pelo blog, entrei proucurando algo para um trabalho da faculdade de Estética que estou fazendo e achei além dôque esperava,muito bem elaborado !!!

    ResponderExcluir
  3. anônimo, Muito obrigada, estou a disposição para alguma dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Dra Carina estou muito interessada em fazer a lipo, porém também com medo do pós operatório, em quantos dias após posso retomar minhas atividades habituais?

    ResponderExcluir
  5. Depende de que tipo de atividade está falando. Recomenda-se não se expor ao sol ou calor por cerca de 3 semanas, em média o retorno ao trabalho é de 15 dias, dependendo da atividade praticada. Atividades físicas são liberadas em média após 30 dias, porém cada paciente possui um tempo de recuperação que pode diferenciar de outros pacientes. Caso tenha ainda dúvidas, veja o site: www.plastica.tv

    ResponderExcluir

Caso tenha interesse, a doutora Carina estará on-line, as segundas-feiras de 20:00 às 21:00 horas.