quarta-feira, 19 de maio de 2010

CIRURGIA PLÁSTICA E CICATRIZES

É comum o paciente chegar ao consultório do cirurgião plástico com a falsa informação de que a cirurgia plástica não tem cicatrizes. Infelizmente esta informação da ausência de cicatrizes não é real. Ao ocorrer um trauma (mesmo que cirúrgico), o organismo reage por meio de uma série de eventos que levam à formação de um tecido fibroso, de aspecto, textura, estrutura e elasticidade diferentes do tecido são – a cicatriz. A qualidade desta cicatriz varia de indivíduo para indivíduo, podendo ser: fina, plana, normocrômica, alargada, hipertrófica, elevada, queloideana (em alto relevo), funda (atrófica), grossa, hipercrômica (escura), hipocrômica (clara), etc. Ou seja, havendo um corte cirúrgico, sempre haverá cicatriz, podendo esta ser de ótima qualidade, ou de qualidade regular ou ruim.
             A cicatriz de boa qualidade se deve a alguns fatores controláveis pelos médicos e outros não. Vários são os fatores que influenciam a cicatriz, podendo ser divididos em fatores internos e externos. Dentre os fatores externos, destacam-se a infecção, a ação de medicações, a irradiação, o calor,... . Como fatores internos podem citar a desnutrição, anemia, carência de vitaminas, diabetes, obesidade, hábito de fumar,...


O quelóide é uma cicatriz grossa, em alto relevo, endurecida, que ultrapassa os limites da cicatriz, pode ter prurido (coceira), dor, pode ser violácea. São mais comuns em pacientes negros e asiáticos.




 


Por que a cicatriz do cirurgião plástico normalmente é de melhor qualidade?


O segredo está na confecção da melhor cicatriz possível, através de técnica cirúrgica minimamente traumática, com material cirúrgico delicado, fios especiais, com pouca tensão na cicatriz, cicatrizes bem posicionadas em locais pouco perceptíveis.

3 comentários:

  1. Este blog contêm informações muito boas e claras. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o Blog, ajuda a esclarecer várias coisas, tomara todos os médicos fossem assim, já eu não estaria confusa e com tanto medo como estou.
    obrigada
    Luar

    ResponderExcluir

Caso tenha interesse, a doutora Carina estará on-line, as segundas-feiras de 20:00 às 21:00 horas.