terça-feira, 4 de maio de 2010

POR QUE E COMO ENVELHECEMOS?

Atualmente a medicina apresenta avanços que permitem o aumento da expectativa e da qualidade de vida, o que gera a busca por uma aparência mais jovem. Diversas teorias tentam responder o porquê e como se inicia o processo de envelhecimento, porém não há respostas concretas e que expliquem integralmente tal mistério da vida. O que se sabemos é que o envelhecimento apresenta um fator intrínseco e o extrínseco.


O envelhecimento intrínseco é determinado por fatores genéticos, que não podem ser modificados ainda. O que caracteriza uma pele envelhecida são a presença de ritides (rugas), pele fina, frágil e sem elasticidade, gradual perda de vasos sanguíneos, colágeno, gordura e fibras elásticas, diminuição do número de pêlos. O envelhecimento inicia-se aos 30 – 35 anos. A menopausa é um importante fator intrínseco do envelhecimento, pois causa alterações na pele, como adelgaçamento, diminuição do colágeno, entre outras.


O envelhecimento extrínseco é determinado por fatores externos como: calor, produtos químicos, tabagismo, radiação UV (principalmente UVA). A radiação UVA, que existe preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde, altera o colágeno, gerando flacidez cutânea. A radiação UVB (presente principalmente das 10 às 15h) age na epiderme, aumentando as chances de tumores cutâneos. Os raios infravermelhos aquecem e dilatam os vasos sanguíneos, levando a alterações ao longo do tempo. O fotoenvelhecimento é caracterizado por elastose, manchas, pigmentação irregular, rugas profundas e tumores de pele.


Tratamento do Envelhecimento


Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar. Como regra básica devemos preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB.


Os tratamentos como peeling, toxina botulínica, preenchimento de ritides, entre outros, devem ter uma avaliação e conduta clínica individualizada.


· PEELINGS – é uma abrasão da pele promovida por ácidos, lixamento (mecânico) ou laser. Ele causa renovação da epiderme com base na descamação cutânea mais superficial. Existem vários tipos de peeling:


o Químico (substâncias químicas como ácidos)


o Físico (lixamento e abrasões)


o por radiofreqüência (o calor produzido pelo aparelho atinge a derme, modificando o colágeno e gera diminuição da flacidez cutânea)


o a laser (retirada da epiderme pela ação da energia luminosa do laser)


o IPL (luz intensa pulsada)


A profundidade do peeling depende da indicação individualizada de cada paciente. O objetivo do “peeling” é promover uma alteração na pele que acelere o processo de renovação celular da camada mais profunda à superfície, reduzindo assim o envelhecimento celular.








· PREENCHIMENTO CUTÂNEO


O preenchimento cutâneo é uma técnica utilizada para a correção de sulcos, rugas e cicatrizes. Consiste na injeção de substâncias sob a área a ser tratada elevando-a e diminuindo a sua profundidade, com conseqüente melhora do aspecto.


A técnica pode ser realizada no consultório, sendo um procedimento rápido e que não necessita nem mesmo de anestesia na maioria das vezes. Se desejado, podem ser utilizados anestésicos tópicos, sob a forma de cremes, aplicados 30 a 60 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha.


A técnica é mais utilizada para a correção do sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso) ou os sulcos ao redor dos lábios. Uma das substâncias mais usadas é o ácido hialurônico


Substâncias naturais ou sintéticas podem ser utilizadas para o preenchimento de rugas.


o Substâncias naturais – gordura (lipoenxertia) – parte da gordura injetada será reabsorvido pelo organismo


o Substâncias sintéticas absorvível – ácido hialurônico.


O ácido hialurônico (nome comercial: Restylane, Perlane, Juvederm) é atualmente considerado um dos produtos mais seguros para a realização do preenchimento cutâneo e, por isso, tem sido muito utilizado. Apesar de ser produzido em laboratório, o ácido hialurônico é um componente natural da derme, segunda camada da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. A duração do preenchimento varia de 6 a 12 meses, sendo necessária nova aplicação após este período. Muito utilizado para o preenchimento dos sulcos nasogenianos e para aumento dos lábios, o ácido hialurônico também apresenta uma forma mais fluida, para aplicação em rugas finas, como aquelas ao redor dos olhos ou dos lábios ("rugas dos fumantes").


o Substâncias sintéticas inabsorvível – metacrilato - PMMA (liberado apenas para pacientes HIV positivos)



· TOXINA BOTULÍNICA


Botox®, Dysport® e Prosigne® são nomes comerciais da toxina botulínica, substância produzida pela bactéria causadora da doença botulismo. Inicialmente utilizada pela Oftalmologia e Neurologia para correção de contrações musculares involuntárias, há alguns anos começou a ser utilizada na cirurgia plástica para a correção das rugas dinâmicas, com ótimos resultados.


As rugas dinâmicas, ou rugas de expressão, são aquelas provocadas pela contração muscular da mímica facial, que leva, ao longo do tempo, à formação de vincos permanentes na pele.


Como atua a toxina?


A toxina botulínica atua impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas. Com a interrupção da contração, ocorre o relaxamento muscular e as rugas se atenuam. Os principais locais da face onde pode ser utilizada são a região frontal (testa), a glabela (entre os supercílios) e região peri-orbitária ("pés de galinha").


Aplicação e resultados


A aplicação da toxina deve ser realizada apenas por médicos e pode ser feita no consultório. A substância é injetada em pontos específicos dos músculos responsáveis pela mímica facial que estão causando as rugas. Estes pontos são selecionados de acordo com as características de cada pessoa, assim como a dose necessária para se obter o efeito desejado deve ser determinada individualmente.


A aplicação em locais inadequados ou o uso de doses erradas pode acarretar resultados indesejados, como desvios musculares ou expressões de aspecto "artificial", por isso, recomenda-se que o tratamento seja feito por médico capacitado e treinado.


Por ser injetada com uma agulha muito fina, a maioria das pessoas relata que é perfeitamente suportável a sensação da picada. Pessoas mais sensíveis podem utilizar um creme anestésico, colocado 30 a 60 minutos antes do procedimento, para atenuar o incômodo.


Os resultados começam a aparecer em cerca de 48 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. O procedimento deve ser repetido a cada 4 meses para a sua manutenção. Este tempo pode variar de acordo com cada pessoa e o procedimento pode ser repetido diversas vezes.


Efeito colaterais


Os efeitos colaterais são raros, mas pode ocorrer dor de cabeça leve e transitória logo após a aplicação e também a formação de pequena equimose ("mancha roxa") no local de uma ou outra picada da agulha.


A ptose palpebral (abaixamento da pálpebra superior) pode ocorrer em 1% dos casos, sendo reversível em cerca de 2 semanas. Para evitar riscos de ptose palpebral, quem se submete à técnica não deve se deitar ou manipular os locais da aplicação durante 4 horas após o procedimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha interesse, a doutora Carina estará on-line, as segundas-feiras de 20:00 às 21:00 horas.